A Silvicultura é para a KTM Engenharia a arte de produzir florestas de alta qualidade. Este serviço tem se tornado importante instrumento para contemplar as práticas de reflorestamento, destinados a atender aos diversos requisitos ecológicos e ambientais.
A empresa realiza as diversas atividades dentro do processo silvicultural, fazendo uso de equipamentos modernos e técnicas avançadas.
Rebaixamento de tocos: Atividade mecanizada que consiste em rebaixar os tocos, tendo em vista que a presença dos mesmos pode dificultar a realização de posteriores operações mecanizadas.
Combate a formigas: Atividade fundamental e determinante no processo de reflorestamentos, evita perdas diretas, como a morte das mudas e a redução do crescimento das árvores.
Limpeza da área:
Capina Mecânica: atividade que tem objetivo de retardar o desenvolvimento de plantas daninhas através do corte o mais rente possível ao solo.
Capina Química: uso de produtos químicos/herbicidas que ao ser aplicado na planta ocasiona sua morte.
Preparo do Solo: Operação de movimentação do solo para melhorar as condições físicas, a fim de torná-lo apto para a instalação dos cultivos. Pode ser incluído, também, a operação de subsolagem.
Plantio: Consiste em uma das operações mais importantes na implantação de florestas. A adoção do sistema adequado requer uma definição clara de objetivos, bem como da avaliação do terreno. O plantio pode ser manual, semi mecanizado ou mecanizado.
Adubação: Com objetivo de potencializar o desenvolvimento das plantas, garante a presença de nutrientes necessários ao solo. Deve-se levar em consideração as necessidades nutricionais da planta e a disponibilidade de nutrientes.